Conheça ESSOS: O épico continente do universo de House of The Dragon e Game of Thrones
Essos, o maior dos quatro continentes, está situado a leste de Westeros e ao norte do continente de Sothoryos, estendendo-se do Mar Tremente ao Mar de Verão e do Mar Estreito às terras próximas do Mar de Jade.
Essos abriga uma diversidade de povos e possui uma geografia vasta e variada. Em Westeros, os termos comuns para referir-se a Essos são “Além do Mar Estreito” ou simplesmente “À Leste”. As regiões mais notáveis incluem as Cidades Livres e o Mar Dothraki. Essos é um dos quatro continentes conhecidos.
Apesar de ser consideravelmente maior que Westeros, sua verdadeira extensão permanece desconhecida, pois nenhum mapa completo foi apresentado até o momento.
A geografia e clima de Essos apresentam uma notável diversidade. Separado das Terras de Sempre Inverno, o continente experimenta invernos mais amenos em comparação com Westeros. A costa ocidental possui um clima temperado ao norte, tornando-se mais seco e quente em direção ao sul, caracterizado por colinas verdes mamelonares, a densa floresta de Qohor e grupos de ilhas como Bravos e Lys. No centro, as planícies do Mar Dothraki predominam, enquanto a leste encontra-se o árido Deserto Vermelho, onde nada cresce. Além do Deserto Vermelho, após a cidade de Qarth, encontram-se os estreitos que conduzem ao Mar de Jade. O sul é dominado por colinas secas e apresenta um clima mediterrâneo, com uma costa que se estende desde Volantis até a península valiriana e a Baía dos Escravos.
Veja o mapa completo do mundo conhecido:
Lugares importantes de Essos:
O IMPÉRIO DOURADO DE YI-TI
A HBO está expandindo ainda mais o universo de Game of Thrones com três spin-offs animados. Embora as informações sobre esses projetos sejam escassas, um deles tem gerado bastante expectativa. Trata-se da possível animação que explorará “O Império Dourado de Yi Ti”, uma região em Essos repleta de cultura rica.
O continente de Essos, apesar de sua magnitude, permaneceu em grande parte inexplorado durante a série Game of Thrones, deixando um vasto território cheio de histórias e personagens intrigantes. George R. R. Martin, criador desse vasto universo, mencionou que um talentoso escritor está trabalhando intensamente nesse projeto. Embora o nome desse autor permaneça um mistério, Martin assegurou que está profundamente envolvido na criação dessas novas narrativas.
Yi Ti é uma nação e região localizada em Essos, a leste de Qarth e das Montanhas dos Ossos, sendo banhada pelo Mar de Jade ao sul. Próximas ilhas no Mar de Jade incluem Leng e a Ilha dos Chicotes. Ao norte de Yi Ti encontram-se o Grande Mar de Areia, o Mar Encolhido e o Mar Sangrento, enquanto um extenso rio flui para o sul do Mar Sangrento, atravessando Yi Ti até o Mar de Jade. À leste, limita-se com as Montanhas de Morn, as Terras das Sombras e a cidade de Asshai. Em termos linguísticos, coisas relacionadas a Yi Ti são referidas como “YiTish” na Língua Comum.
O reino central da civilização YiTish é o Império Dourado de Yi Ti, sendo precedido, segundo lendas, pelo Grande Império da Aurora. Há especulações sobre a contemporaneidade da civilização YiTish com o reino das Rainhas Pescadoras, embora os sacerdotes YiTish desconsiderem as reivindicações contrárias dos Sarnori e Ghiscari, considerando-as ostentações de selvagens e crianças. Eles afirmam que as primeiras vilas e cidades humanas surgiram ao longo das costas do Mar de Jade.
ASSHAI DA SOMBRA
Asshai da Sombra, ou simplesmente Asshai, é uma cidade portuária situada no extremo leste de Essos, às margens do Mar de Jade. Localizada na foz do Rio Cinzas, na ponta de um cabo conhecido como Terra das Sombras, Asshai está posicionada na boca norte ocidental do Estreito de Açafrão.
As origens de Asshai são envoltas em mistério, perdidas no tempo. Mesmo os próprios Asshai’i desconhecem quem construiu a cidade, afirmando apenas que ela existia desde o início do mundo e permanecerá lá até o seu fim.
A arquitetura peculiar de Asshai é notável, com seus edifícios construídos a partir de uma pedra negra gordurosa ao toque, que parece absorver a luz, conferindo à cidade uma atmosfera escura e sombria. Asshai se estende para ambos os lados do Rio Cinzas, sendo a área dentro de suas muralhas tão vasta que poderia acomodar as cidades de Volantis, Qarth, Porto Real e Vilavelha combinadas. Surpreendentemente, a população de Asshai é comparável à de uma cidade mercante média, com poucas luzes visíveis à noite.
Asshai é um importante centro de comércio no Mar de Jade, sendo conhecida por exportar produtos como âmbar e vidro de dragão. A cidade é acessada principalmente por navios, embora caravanas também possam alcançá-la por via terrestre. Todos os alimentos e água doce utilizados em Asshai são trazidos por navios comerciais, e a nordeste da cidade, ao longo do rio, encontra-se Stygai, uma antiga cidade em ruínas que nem mesmo os umbromantes de Asshai se aventuram a explorar.
A cidade é renomada por abrigar livros antigos que fundamentam a crença em R’hllor, e acredita-se que Asshai detenha um vasto conhecimento sobre dragões. Sua ligação com a magia é descrita como intensa, com aqueles que possuem esse poder praticando-o abertamente na cidade. Figuras notáveis nascidas em Asshai incluem Melisandre, a sacerdotisa vermelha, e Quaithe.
Curiosidade:
Nascida em Asshai da sombra, Melisandre é uma Sacerdotisa Vermelha devota do Senhor da Luz, uma divindade pouco conhecida em Westeros. Melisandre alega possuir poderosas habilidades mágicas, especialmente o dom da profecia. Ela é reconhecida por usar um colar de rubis que parece brilhar sempre que ela realiza seus feitos mágicos.
Há alguns anos, Melisandre cruzou o Mar Estreito e chegou à corte de Stannis Baratheon, Senhor de Pedra do Dragão, para pregar a palavra do Senhor da Luz. Stannis e grande parte de sua família, incluindo sua esposa, Selyse Baratheon, já haviam se convertido à religião dela, tornando-a uma conselheira próxima.
Após as derrotas de Stannis em Água Negra e Winterfell, Melissandre desempenha um papel crucial ao ressuscitar o Lorde-Comandante Jon Snow, que havia sido traído por alguns irmãos da Patrulha da Noite. Após a vitória de Jon e Sansa em Winterfell, Sor Davos revela a Jon a trágica morte da princesa Shireen. Como resultado, Melissandre é enviada para o Sul sozinha, sendo proibida de retornar ao Norte.
AS CIDADES LIVRES
As Cidades Livres constituem um conjunto de nove cidades-estado localizadas ao longo da costa ocidental do continente Essos, mantendo frequentes interações comerciais e políticas com os Sete Reinos de Westeros.
Essas cidades-estado estão situadas na borda ocidental de Essos, predominantemente em ilhas ou ao longo da costa. Cada cidade apresenta características geográficas distintas, como a densa floresta que cerca Qohor, as colinas de Norvos e as pequenas ilhas de Bravos. Uma cadeia de montanhas separa as Cidades Livres do vasto Mar Dothraki, embora existam passagens que permitam a invasão do território por parte dos Dothraki. Ao norte, encontra-se o Mar Tremente e o Porto de Ibben, uma ilha habitada por baleeiros vestidos com pele de foca. Ao sul, o mar conecta-se à Baía dos Escravos e ao Mar de Jade no Extremo Oriente.
Apesar de serem nove estados independentes, as Cidades Livres têm uma origem valiriana comum, sendo consideradas ex-colônias (com exceção de Bravos, fundada por escravos fugitivos e com influência valiriana indireta). Algumas cidades, como Bravos, desenvolveram culturas únicas e independentes, enquanto outras, como Myr e Pentos, compartilham diversos traços culturais. Apesar do Alto Valiriano ser o idioma oficial de todas as Cidades Livres, ao longo do tempo, surgiram nove dialetos distintos.
Lorde Tywin Lannister sempre expressou desdém pelas Cidades Livres, argumentando que optavam por resolver seus conflitos com moedas em vez de espadas. Em sua visão, o ouro tem seus usos, mas as guerras são vencidas com ferro.
ANTIGA VALÍRIA
Valíria, também conhecida como Velha Valíria, é uma cidade em ruínas localizada em Essos, anteriormente a capital do poderoso Império Valiriano. Destruída há mais de 400 anos durante um evento cataclísmico chamado a Perdição de Valíria, a cidade era o lar ancestral das Casas Targaryen, Velaryon e Celtigar. No seu apogeu, o império Valiriano era uma civilização avançada e dominante, tanto militar quanto culturalmente.
A Perdição de Valíria resultou na separação da cidade do continente oriental, criando o Mar Fumegante e deixando Valíria no centro da maior ilha remanescente, cercada por falésias. Antigamente conectada a diversas cidades, incluindo Tíria, Valíria agora permanece em ruínas.
Os valirianos eram reconhecidos por seus olhos violeta, cabelos prateados, dourados ou brancos, além de praticarem casamentos incestuosos. Valíria era famosa por manter tesouros sob seus escombros, como lâminas de aço valiriano e itens de poder mágico, incluindo as velas de vidro de Vilavelha, que se diz terem sido trazidas de lá mil anos antes da Perdição.
A cidade era governada pelos senhores de dragões, cerca de quarenta famílias, com a Casa Targaryen inicialmente não sendo considerada muito poderosa. Os senhores de dragão elegiam arcontes entre seus nobres para liderança, com mandatos limitados. Valíria era conhecida por dominar as artes negras e magias de sangue, realizando experimentos grotescos para criar quimeras monstruosas. Acredita-se que tais práticas tenham provocado a ira dos deuses, levando à destruição de Valíria.